O CASARÃO Nº 8

A casa é nossa

Parece roteiro de cinema. A história da construção do novo prédio do IACS já travessa quatro décadas cercada de solavancos e reviravoltas, e cenas insólitas, como o desabamento da sede da construtora responsável pela obra, que levou junto as plantas de arquitetura. Mas ao melhor estilo cinemão, o roteiro parece aproximar-se de um final feliz: retomadas ano passado, as obras devem ser entregues em 2015 (esperamos!). Nesta edição, contamos cada cena desta tragicomédia, com pequenos toques de enredo policial, e mostramos os próximos passos que nos levarão ao prédio hollywoodiano às margens da baía.

Ainda pelo campus, encontramos a força das atléticas, associações esportivas que trouxeram novo gás para os atletas – profissionais ou de ocasião – e criaram boas oportunidades de negócios, movimentando a economia de pequenas cidades e criando um mercado para a organização dos jogos universitários.

Das quadras para as salas de aula, conversamos com profissionais de Educação para entender como a sexualidade, a afetividade e as questões de gênero são tratadas nas escolas do Ensino Fundamental e Médio. Ou como deveriam ser…

Também mostramos como, do outro lado da ponte, um grupo de moradores luta pelo direito de permanecer no seu espaço. O Vidigal, tradicional morro da Zona Sul, tornou-se alvo da especulação imobiliária e da ação do poder público, pressionado pela valorização pós-UPP, e seus moradores sofrem os efeitos do fenômeno, que encareceu o custo de vida e inflou preços de imóveis e aluguéis da região.

Exclusivo para O Casarão, revelamos o carisma de um dos mais talentosos escritores da América Latina, Eduardo Galeano, que nos recebeu para um gole de cappuccino com política, história e futebol num dos mais charmosos cafés de Montevidéu. Outro bom bate-papo aconteceu bem mais perto, na Maré, bairro carioca estigmatizado por sua associação com o tráfico de drogas e a violência, mas que revela sua força e potência criativa na voz de uma de suas moradoras, Renata Souza, jornalista e doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Entre, circule pelos espaços, abra portas e janelas. A casa é nossa.

Para ler a versão impressa, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s