O I ENCONTRO DE ARTE E CULTURA LGBT

Por Rebeca Letieri

O I Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT contou com um ato político, shows com bandas regionais, com a Drag Eddylene Água Suja, bateria da Unidos do Viradouro, com a cantora e compositora Ellen Oléria e três dias de intensos debates e encaminhamentos. Os eixos que estiveram em discussão são: “Memória e construção de identidades”; “Olhares e reflexões sobre culturas LGBT”; “Transversalidade da cultura LGBT”; “Territórios e trajetórias”; “Mídias, redes sociais e comunicação”; e “Expressões, territórios e fazeres culturais e artísticos LGBT”.

Foram convidados para o congresso três representantes de cada estado e do Distrito Federal por meio de uma convocatória pública. O objetivo da atividade é construir um panorama da cultura LGBT; apontar para um conceito mais bem definido sobre o que é essa cultura, a fim de que o segmento se aproprie mais da área; promover os Direitos Humanos e a Diversidade Cultural no país; articular iniciativas culturais que promovam um Brasil sem discriminação e sem violência, bem como a ética e a convivência na diversidade cultural; e, por fim, subsidiar o desenvolvimento de programas, ações e projetos culturais para a comunidade LGBT.

O vice-prefeito, Axel Grael, representando o prefeito Rodrigo Neves, que esteve em viagem oficial, ressaltou a importância do evento ser realizado em Niterói e lembrou que a Parada do Orgulho LGBT, que fechou o evento no domingo, dia 8, só perde em número de pessoas mobilizadas para o Réveillon.

O evento contou ainda com a 1ª Mostra Estadual de Arte e Cultura LGBT. Stands para venda de livros com abordagem a cultura LGBT, além de exposições sobre o movimento como: Figurinos In Drag, enfeitaram a programação.

Foto Rebeca Letieri

Foto Rebeca Letieri

A Secretária Nacional de Cultura, Márcia Rollemberg, comentou que Niterói está vivendo um momento histórico ao realizar o primeiro Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT. E ressaltou, ainda, a importância de consagrar um diálogo permanente e avançando na construção dos espaços públicos, onde o movimento LGBT contribui para a pavimentação do avanço nos Direitos Humanos.

O Deputado Federal, Jean Wyllys, também presente a solenidade de abertura, fez uma fila de fãs durante os dias de evento. Jean falou sobre a importância de criar mecanismos de visibilidade para a cultura LGBT e lembrou que mesmo com todos os problemas existentes, de recursos, preconceitos e visibilidade, a cultura LGBT resiste e ganha força. “Eu entendo que a homofobia é um sistema, uma estrutura social, cognitiva e mental. A homofobia não pode ser enfrentada apenas do ponto de vista penal, tem que ser também um enfrentamento do ponto de vista educacional e cultural. É preciso incentivar a cultura e a arte LGBT para enfrentar a homofobia, criar mecanismos para dar visibilidade a cultura LGBT”, disse.

Já o Coordenador da Secretaria Estadual Contra a Homofobia, Cláudio Nascimento, falou da importância em promover políticas públicas para reconhecer a cultura LGBT e romper com o sectarismo político e ideológico. Para o Coordenador, o encontro promovido em Niterói dá um passo para organizar uma agenda de combate contra a homofobia. “A cultura popular precisa dar um salto”, afirmou.

Por fim, Cláudio citou uma frase do primeiro político assumidamente homossexual norte-americano, dos anos 70, Harvey Milk: “Se você não é livre para ser você mesmo na questão mais importante de todas as atividades, a expressão do amor, então a vida em si mesma perde o seu sentido”, e completou: “Estamos aqui hoje para dar sentido a nossa vida pela diversidade humana, pela liberdade e pelo direito de amar a quem quisermos”.

Foto Rebeca Letieri

Foto Rebeca Letieri

Foto Rebeca Letieri

Foto Rebeca Letieri

 

Leia mais:

Respeite toda forma de amar

10ª Parada do Orgulho LGBT em Niterói

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s