Projeto produz e empresta audiolivros

Por Débora  Diettrich e Isabella Zonta

Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o número pessoas que apresentam algum tipo de deficiência (motora, mental, visual e auditiva). O censo apontou que a deficiência visual é a que mais incide sobre a população, com 35.774.392 de pessoas que declararam ter dificuldade para enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, o que equivale a 18,8% da população brasileira. Desse total, 6.562.910 pessoas apresentaram deficiência visual severa, sendo que 506.337 eram cegas (0,3% da população) e 6.056.533 tinham grande dificuldade para enxergar (3,2%).

Como objetivo de proporcionar meios para que pessoas cegas ou com deficiência visual conquistem uma vida com maior qualidade, a Audioteca Sal & Luz produz e empresta livros falados (audiolivros) para pessoas com esta deficiência, em todo o território nacional e de forma gratuita.

Criada em 1989, ainda como um programa da Instituição Tear, a instituição filantrópica (sem fins lucrativos) ganhou diversos prêmios, como o Prêmio Fundação Banco do Brasil Tecnologias Sociais, em 2003, por ser “uma tecnologia social efetiva: soluciona o problema a que se propôs resolver, tem resultados comprovados e é reaplicável”. Assim, passou a fazer parte do banco de tecnologias sociais, localizado no site www.cidadania-e.com.br. Em 2004, teve início o projeto de parcerias para a produção dos livros, estabelecendo um novo e estratégico modelo de trabalho voluntário, levando o projeto para dentro das empresas.

“Mais do que inclusão, desejamos viver numa sociedade que não exclua seus filhos, a despeito de todas as diferenças. Que essas diferenças sejam o estímulo necessário para nosso crescimento individual e para a construção de uma nação mais justa”, diz o site da Audioteca Sal & Lluz.

*Leia mais:

SER Gabriela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s