Tatuagem não é propriedade pública

* Por Carina Lamonatto e Thais Ximenes

A primeira tatuagem de Katarina Monteiro foi um presente de Natal dado pelos seus pais, aos 14 anos. Desde criança ela admirava as pessoas tatuadas que via na rua, e sonhava um dia ser como elas. Hoje, com 24 anos, são sete tatuagens espalhadas pelo corpo.

foto_katarina

Arquivo pessoal de Katarina Monteiro

Em casa, o assunto sempre foi tratado com naturalidade. A família sempre aceitou bem suas tatuagens e a decisão de Katarina influenciou outros membros da família a entrarem no grupo dos tatuados. “Depois que eu e minha irmã fizemos a nossa tatuagem, vários primos seguiram o mesmo caminho”.

Fora de casa, no entanto, Katarina afirma que ainda existe preconceito. “As pessoas acham bonito, querem ver os desenhos, mas não aprovam o excesso de tatuagens”. Ela contou que mesmo sendo comum ver pessoas tatuadas hoje em dia, algumas áreas e desenhos tatuados incomodam as pessoas.

Parece que quando você é tatuado, seu corpo se torna público e as pessoas se acham no direito de olhar, pegar, perguntar e até mesmo te julgar.

Neste ano, a fada que Katarina tatuou aos 14 anos virou uma árvore que ocupa toda a extensão das costas. Ela fez um cover up, nome dado à técnica de cobrir a tatuagem antiga com um desenho novo. “Não achava mais o desenho antigo bonito, afinal já se passaram 10 anos!” explicou. Para ela foi uma escolha natural cobrir a tatuagem antiga com uma nova que lhe agrada mais.

“A tatuagem por si só não diz nada, o importante é a atitude do tatuado em relação à tatuagem” declarou Katarina. Segundo ela, a tatuagem é arte, como um ritual de beleza. Hoje ela não consegue se imaginar sem suas tatuagens.

Conheça mais histórias!

Alessandra • Ana Sofia • Renata • Laís e Rachel

Mapa com curiosidades • Senha para ler ‘Pra que julgar?‘: TATUAGEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s