Confeitaria Manon: Origem portuguesa à tradição espanhola

manon 1

Por Mianon Nascimento

Inaugurada na Rua do Ouvidor em 1942, a Confeitaria Manon é conhecida por seus doces que são o ponto alto do cardápio. Atualmente a casa está na terceira geração de proprietários mantendo a direção sempre em família. O negócio surgiu por um grupo de sócios portugueses, mas foi consagrado quando imigrantes espanhóis compraram o local em 1965. A família criou o famoso Madrilenho – pão doce especial, na época feito com ingredientes importados da Espanha – carro chefe da casa.

manon 4

Em 2008, a Manon ganhou filial, na Rua Sete de Setembro em um prédio de 1860 que teve a arquitetura tombada pelo Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro e já abrigou a Casa Cavé. Uma das atuais proprietárias da casa, Fabíola Lopes, 44 anos, conta que a matriz da Rua do Ouvidor possui um restaurante, réplica do navio italiano Cerpa Pinto de 1938 que fazia a rota Lisboa-Rio nos anos 40. A entrada do ambiente é reservada aos doces e salgados por causa deles, o lugar se tornou ponto de encontro de nomes ilustres como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Atualmente, o espaço também é tombado como patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

manon 5

Com uma lista de solicitações para se tornar cenário de filmes, novelas e comerciais, a Confeitaria Manon é um dos pontos turísticos da cidade. O gerente Anderson Bessa, 41 anos, declara que a casa tem clientes cativos que freqüentam o local desde que eram crianças levados pelos pais e que hoje trazem seus filhos e netos, como a atriz Eva Tudor. “As gerações se renovam, mas o interesse pela Manon permanece”, afirma Anderson.

Leia também:

Cafés: estrelas de cinema

Casa Cavê – o café pioneiro no Centro do Rio

Lá é pra curtir, pra relaxar e deixar a mente se acalmar

Construção da memória história entre o Antigo e o Moderno

Confeitaria Colombo: um século de histórias

Anúncios

Uma resposta para “Confeitaria Manon: Origem portuguesa à tradição espanhola

  1. Pingback: Confeitaria Manon: da origem portuguesa à tradição espanhola | Jornalistando·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s