Cafés: estrelas de cinema

Por Patrícia Fernandes

Os cafés são estabelecimentos dedicados a servir cafés, chás, chocolates quentes e outras bebidas, bem como refeições ligeiras. Eles podem se destacar por suas misturas de café icônicas e pela experiência do barista da casa. Esses fatores tendem a elevar a experiência de apreciação da bebida, elevando-a à da degustação de vinhos.

As misturas de café ou coffe blends podem ser feitas de diferentes torras, estilos ou gostos de café. Elas se referem, também, a bebidas a base de café que contêm xaropes aromatizantes ou outros aditivos criados para alterar o perfil do sabor.

Guia de cafés Starbucks®.

Guia de cafés Starbucks®.
Imagem: Patrícia Fernandes.

Há muitos séculos os cafés funcionam como locais de encontro. Essa prática foi iniciada em países do Médio Oriente, onde os homens se reuniam para aproveitar uma bebida quente enquanto ouviam música, liam ou jogavam xadrez e gamão.

Do ponto de vista cultural, os cafés são compreendidos como centros de interação social nos quais é possível se reunir, conversar, escrever, ler, ou, simplesmente, passar o tempo. Além disso, muitos desses espaços seculares funcionam como um vínculo com o passado, preservando a memória e ajudando a escrever novas histórias.

 Cafés famosos

Muitos cafés se tornaram famosos com a ajuda do cinema e da televisão. Dentre eles, selecionamos três que entraram para a história do audiovisual e poderiam concorrer ao Oscar, se existisse a categoria “locações mais do que especiais.”

Café de Flore

Café de Flore

Café de Flore.
Wikimedia Commons.

Café de Flore é um dos mais antigos e prestigiados cafés de Paris. O estabelecimento possui decoração característica, seguindo o clássico estilo Art Déco. Desde 1887, ele inspira artistas que vão ao Boulevard Saint-Germain, uma das maiores ruas da capital francesa.

O espaço é famoso por seus célebres frequentadores: foi, durante o pós guerra, local de encontros da maioria dos intelectuais franceses. Em 1994, foi inaugurado o prêmio literário anual para jovens autores Prix de Flore.

Celebrado também pelo cinema, o lugar conta, segundo o IMDB, com uma lista de sete filmes dos quais foi locação, incluindo o homônimo Café de Flore.

Central Perk

O fictício Central Perk é o famoso café da amada série televisa Friends. Ele é o lugar no qual os seis protagonistas frequentemente se encontravam e passavam a maior parte de seus tempos.

O Central Perk saiu da tela, ao inspirar várias imitações pelo mundo. Dentre eles, se destaca o café localizado em Broadwick Street, em Londres.

Central Perk  Imagem: Friends Wiki

Central Perk
Imagem: Friends Wiki.

Café des 2 Moulins

Outro parisiense é o Café des 2 Moulins. Seu nome é inspirado nos dois moinhos históricos vizinhos, o Moulin Rouge e o Moulin de la Galette.

Café des 2 Moulins

Café des 2 Moulins.
Imagem: Wikimedia Commons.

Ele ganhou fama considerável desde sua aparição, em 2001, no filme Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, como lugar de trabalho da personagem principal e se tornou, desde então, um popular destino turístico.

Leia também:

Casa Cavê – o café pioneiro no Centro do Rio

Lá é pra curtir, pra relaxar, pra deixar a mente se acalmar

Construção da memória histórica entre o Antigo e o Moderno

Confeitaria Colombo: um século de histórias

Confeitaria Manon: origem portuguesa à tradição espanhola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s